Insights from recent episode analysis
Audience Interest
Podcast Focus
Publishing Consistency
Platform Reach
Insights are generated by CastFox AI using publicly available data, episode content, and proprietary models.
Most discussed topics
Brands & references
Est. Listeners
Insufficient chart data. Estimates will improve as the show charts.
- Per-Episode Audience
Est. listeners per new episode within ~30 days
N/A🎙 Daily cadence·500 episodes·Last published today - Monthly Reach
Unique listeners across all episodes (30 days)
N/A - Active Followers
Loyal subscribers who consistently listen
N/A
Market Insights
Platform Distribution
Reach across major podcast platforms, updated hourly
Total Followers
—
Total Plays
—
Total Reviews
—
* Data sourced directly from platform APIs and aggregated hourly across all major podcast directories.
On the show
From 40 epsHosts
Recent guests
Recent episodes
Cairu esclarece incidente com fumaça em ginásio e reforça que intenção era promover espetáculo esportivo
Jun 24, 2026
Unknown duration
Deputado Jorge Goetten defende atualização do MEI e ampliação dos limites do Simples Nacional
Jun 23, 2026
Unknown duration
Mateus segue estável e família obtém decisão judicial para continuidade de tratamento
Jun 23, 2026
Unknown duration
Vice-prefeito rebate críticas e explica discussão após confusão com sinalizadores em ginásio de Lauro Müller
Jun 23, 2026
Unknown duration
Previsão do tempo, com Piter Scheuer | 23 de junho
Jun 23, 2026
Unknown duration
Social Links & Contact
Official channels & resources
Official Website
Login
RSS Feed
Login
| Date | Episode | Topics | Guests | Brands | Places | Keywords | Sponsor | Length | |
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 6/24/26 | ![]() Cairu esclarece incidente com fumaça em ginásio e reforça que intenção era promover espetáculo esportivo | Após o incidente registrado durante a semifinal do Campeonato Municipal de Futsal de Lauro Müller, no último sábado (20), a diretoria do Cairu se manifestou oficialmente sobre o caso envolvendo a emissão de fumaça dentro do ginásio municipal. Em entrevista à Rádio Cruz de Malta FM, o integrante da diretoria, Augusto Dandolini, explicou que a situação ocorreu após a utilização de um material que teria sido comercializado como adequado para ambientes fechados. Segundo Augusto, a proposta da torcida e da diretoria era proporcionar uma apresentação inédita no futsal amador da região, com a exibição de um bandeirão em formato 3D e efeitos visuais durante a entrada da equipe em quadra. "A ideia nunca foi sinalizador com fumaça. Inclusive nós temos as mensagens do fornecedor dizendo que o material era para ambiente interno e que não gerava fumaça", afirmou. De acordo com ele, a diretoria reconhece que houve falha ao não testar o equipamento antes da utilização. "Talvez foi o principal erro da diretoria, não ter feito um teste antes para comprovar que realmente não poderia ser usado", declarou. Apesar do susto, Augusto ressaltou que ninguém ficou ferido e que a prioridade naquele momento foi garantir a segurança do público. "O importante naquele momento já não era mais o jogo e sim que ninguém se machucou. Acabou sendo só um incidente e nenhum acidente", destacou. O dirigente explicou ainda que o time busca esclarecimentos junto ao fornecedor para entender se houve erro no produto entregue. "A gente está buscando uma resposta mais concreta do fornecedor, porque quem não sabe dessa situação acabou apontando o Cairu como irresponsável por soltar fumaça dentro do ginásio fechado", comentou. Confusão envolvendo vice-prefeito A entrevista também abordou a discussão registrada em vídeo entre o vice-prefeito de Lauro Müller, Serraninho, e alguns torcedores após o incidente. Embora não estivesse presente no momento da confusão, Augusto afirmou que a diretoria apurou que houve apenas um momento de exaltação entre as partes. "Acredito que todo mundo no momento queria ajudar, mas como é um momento um pouco tenso, pode ser que aconteça um disse me disse ali. Pelo que eu vi não foi nada demais", avaliou. Ele também pediu desculpas caso algum integrante do clube tenha ofendido o vice-prefeito. "Se o vice-prefeito se sentiu ofendido por alguma pessoa do Cairu, a gente pede desculpa, não era a intenção", afirmou. Jogo será retomado com portões fechados Após reunião entre representantes do Cairu, Amaral, Comissão Municipal de Esportes, Polícia Militar e autoridades municipais, ficou definido que a partida será retomada nesta quinta-feira, às 20h, com os portões do ginásio fechados ao público. Como medida definida após o episódio, o Cairu também concordou em realizar a doação de cinco cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade no município. "O Cairu também concordou no pagamento de cinco cestas básicas para famílias necessitadas do município como forma de uma retribuição pelo incidente causado", informou. Augusto ainda fez questão de elogiar a atuação da Polícia Militar durante a ocorrência. "Os policiais militares que estavam lá foram super tranquilos e souberam gerir muito bem a situação", disse. Trabalho de fortalecimento do esporte local Ao longo da entrevista, o dirigente também destacou o trabalho desenvolvido pela diretoria do Cairu nos últimos anos para fortalecer o futebol e o futsal amador em Lauro Müller. "A ideia sempre foi valorizar o campeonato como um todo. Eu acho que se o Cairu vai bem, as outras equipes também vão bem, o campeonato vai bem e a cidade vai bem", afirmou. Segundo ele, além das atividades esportivas, o clube promove ações sociais e eventos comunitários para reforçar o papel da equipe junto à sociedade. Encerrando a entrevista, Augusto voltou a lamentar o ocorrido e reforçou que a intenção era apenas tornar o evento mais atrativo para atletas e torcedores. | — | ||||||
| 6/23/26 | ![]() Deputado Jorge Goetten defende atualização do MEI e ampliação dos limites do Simples Nacional | O deputado federal Jorge Goetten (Republicanos-SC), relator da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa o Novo Enquadramento do Microempreendedor Individual (MEI), defendeu uma revisão mais ampla do sistema tributário simplificado voltado aos pequenos negócios brasileiros. Durante entrevista ao programa Cruz de Malta Notícias, o parlamentar destacou que a atualização dos limites de faturamento é necessária para acompanhar a realidade econômica do país e garantir maior justiça aos empreendedores. Segundo Goetten, não há ambiente político favorável no Congresso Nacional para aprovar mudanças que contemplem exclusivamente os microempreendedores individuais. Para o deputado, qualquer atualização dos limites precisa incluir também as microempresas e as empresas de pequeno porte enquadradas no Simples Nacional. Atualmente, o teto de faturamento anual para enquadramento como MEI é de R$ 81 mil. O parecer que está sendo elaborado pelo relator deverá propor uma elevação desse limite para um valor entre R$ 130 mil e R$ 132 mil por ano. A medida busca corrigir a defasagem acumulada ao longo dos anos e permitir que milhares de empreendedores continuem usufruindo dos benefícios do regime simplificado sem correr o risco de desenquadramento. Além da atualização para os MEIs, a proposta em discussão prevê alterações nas demais faixas do Simples Nacional. Para as microempresas, cujo limite atual é de R$ 360 mil anuais, a sugestão é ampliar o teto para até R$ 800 mil. Já para as empresas de pequeno porte, o valor máximo de faturamento poderá passar dos atuais R$ 4,8 milhões para R$ 8 milhões por ano. De acordo com Jorge Goetten, a correção dos valores representa uma medida de justiça para os empreendedores brasileiros, que enfrentam um cenário econômico diferente daquele existente quando os limites foram estabelecidos. O parlamentar argumenta que a falta de atualização tem prejudicado pequenos negócios, que acabam ultrapassando os tetos de faturamento sem que isso represente necessariamente um crescimento real de suas atividades. O parecer da comissão especial deverá consolidar as propostas de atualização e servir de base para a tramitação do tema na Câmara dos Deputados. A expectativa é que a discussão avance nos próximos meses, envolvendo setores empresariais, representantes do governo e parlamentares, em busca de um consenso sobre as mudanças no regime tributário destinado aos pequenos negócios. Para Goetten, a modernização das regras é fundamental para estimular o empreendedorismo, preservar empregos e garantir condições mais adequadas para o crescimento sustentável das empresas de menor porte em todo o país. | — | ||||||
| 6/23/26 | ![]() Mateus segue estável e família obtém decisão judicial para continuidade de tratamento | O adolescente Mateus Carrer Dela Justina, de 15 anos, segue internado em estado estável enquanto enfrenta o tratamento contra uma doença genética rara. A atualização foi repassada pelo pai do jovem, Jorge Luiz, em entrevista ao jornalismo da Rádio Cruz de Malta, que acompanha o caso desde o início da mobilização da família em busca do medicamento necessário para o tratamento. Segundo Jorge, Mateus continua dependendo de suporte respiratório por meio de traqueostomia, mas vem apresentando pequenos avanços no processo de recuperação. A equipe médica tem realizado períodos de desmame da ventilação mecânica, aumentando gradativamente o tempo em que o adolescente consegue respirar sem o auxílio dos aparelhos. “Ele está ficando entre 40 minutos e uma hora sem ajuda da máquina em alguns períodos do dia, respirando por conta própria”, relatou o pai. Além do acompanhamento respiratório, Mateus realiza sessões de fisioterapia voltadas ao fortalecimento muscular. Atualmente, o adolescente apresenta uma intensa fraqueza muscular e permanece sem movimentos dos membros superiores e inferiores. De acordo com Jorge, alguns pequenos movimentos foram observados após a primeira aplicação da medicação, indicando uma reação inicial ao tratamento. No entanto, exames recentes apontaram que o quadro de porfiria ainda persiste. A família também recebeu uma importante notícia na esfera judicial. Após ingressar com uma ação contra o plano de saúde, uma liminar favorável foi concedida na última semana, determinando o fornecimento das próximas doses do medicamento. Conforme Jorge Luiz, o plano de saúde já foi comunicado da decisão e garantiu o cumprimento da ordem judicial. A expectativa é que mais seis doses cheguem nos próximos dias, permitindo o início de um segundo ciclo de aplicações. “Esperamos que essa nova etapa do tratamento traga uma reação ainda mais positiva, permitindo que ele recupere forças, os movimentos dos membros e principalmente a capacidade respiratória”, afirmou. Paralelamente ao tratamento, a campanha solidária criada para custear a medicação continua ativa. Até o momento, a arrecadação alcançou R$ 199.118,18. A meta estabelecida pela família é de R$ 250 mil, valor necessário para cobrir os custos do medicamento, taxas da plataforma de arrecadação e empréstimos realizados para viabilizar a compra emergencial do tratamento. Jorge destacou que parte das dívidas já foi quitada, mas ainda existem valores a serem reembolsados. Ele também agradeceu o apoio recebido da comunidade e da Rádio Cruz de Malta na divulgação da campanha. As contribuições podem ser realizadas por meio da plataforma Vaquinha, utilizando a chave Pix 6152128@vaquinha.com.br, ou diretamente à família. O caso de Mateus segue mobilizando moradores da região e pessoas de diversas partes do país, que acompanham a evolução do adolescente e colaboram para garantir a continuidade do tratamento. | — | ||||||
| 6/23/26 | ![]() Vice-prefeito rebate críticas e explica discussão após confusão com sinalizadores em ginásio de Lauro Müller | O vice-prefeito de Lauro Müller, Serraninho, se pronunciou nesta terça-feira (23) sobre os acontecimentos registrados durante o Campeonato Aberto de Futsal, realizado no último sábado (20), no Centro de Eventos Nelson Righetto. O episódio, marcado pelo uso de sinalizadores e intensa fumaça dentro do ginásio, provocou o cancelamento de uma das partidas da semifinal da competição e gerou repercussão nas redes sociais após a divulgação de vídeos mostrando uma discussão envolvendo o vice-prefeito. Em entrevista à Rádio Cruz de Malta FM, Serraninho apresentou sua versão dos fatos e afirmou que sua intervenção ocorreu após ser procurado por moradores preocupados com a situação. Segundo ele, o ginásio estava lotado quando o incidente aconteceu. O vice-prefeito relatou que já havia deixado o local e se dirigia ao carro quando percebeu uma movimentação incomum de pessoas saindo do ginásio. “Vi um tumulto de pessoas saindo; achei que era uma briga. Pessoas me procuraram, inclusive uma senhora com uma criança no colo chorando, pedindo para eu tomar uma atitude porque algo tinha sido solto lá dentro”, relatou. Diante da situação, Serraninho decidiu retornar ao ginásio para verificar o que estava acontecendo. “Como pessoa pública, não pude me omitir e voltei para ver o que estava acontecendo”, afirmou. Ao entrar novamente no local, ele encontrou o ambiente tomado pela fumaça dos sinalizadores. Conforme seu relato, a informação recebida era de que os artefatos haviam sido acionados por integrantes da torcida do Cairu. O vice-prefeito disse que optou inicialmente pelo diálogo ao invés de acionar imediatamente a polícia. “Eu poderia ter chamado a polícia imediatamente, mas tentei resolver conversando, pois moramos em uma cidade pequena onde todos se conhecem”, explicou. De acordo com Serraninho, a conversa com os representantes da equipe transcorreu de forma tranquila e o erro teria sido reconhecido pelos próprios responsáveis. “Falei com o responsável pela equipe do Cairu, que admitiu o erro e pediu desculpas. O assunto estava se encerrando”, contou. Entretanto, o clima mudou quando outras pessoas se aproximaram da discussão. “Outras pessoas apareceram de forma agressiva, falando alto e me intimidando, achando que eu queria prejudicar a equipe. Foi aí que aconteceu a discussão acalorada”, disse. As imagens da discussão circularam rapidamente nas redes sociais e geraram críticas à postura do vice-prefeito. Para ele, porém, os vídeos não mostram o contexto completo da situação. “O vídeo que circula mostra apenas um pedaço da discussão, não o motivo por trás dela”, argumentou. Após a intervenção da Polícia Militar e da organização da competição, foi decidido que não havia condições de segurança para a continuidade da partida entre Cairu e Amaral. O confronto foi remarcado para a próxima quinta-feira, dia 25 de junho, às 20h, com portões fechados ao público. Além disso, conforme definição da organização, a equipe do Cairu recebeu como penalidade a doação de cinco cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade. Mesmo diante da repercussão do caso, Serraninho afirmou que não se arrepende de sua postura. “Não me arrependo da minha atitude, pois estava defendendo o interesse das pessoas que me procuraram”, declarou. O vice-prefeito reconheceu, porém, que situações semelhantes poderão ser conduzidas de forma diferente futuramente. “Posso mudar minha atitude no futuro e acionar a polícia diretamente, mas minha intenção foi esclarecer os fatos e garantir a segurança”, concluiu. O episódio segue repercutindo no município e reacende o debate sobre segurança em eventos esportivos e a responsabilidade de torcedores e organizadores para garantir a integridade do público presente. | — | ||||||
| 6/23/26 | ![]() Previsão do tempo, com Piter Scheuer | 23 de junho | Escute as informações do tempo com Piter Scheuer | — | ||||||
| 6/22/26 | ![]() Éder Citadin relembra carreira internacional e explica decisão de deixar os gramados por problemas físicos | O ex-jogador e atual diretor de futebol do Criciúma, Éder Citadin Martins, foi o convidado do programa Papo de Almoço, na sexta-feira (19), onde compartilhou histórias da carreira, os desafios enfrentados no futebol internacional e os motivos que levaram ao encerramento da trajetória como atleta profissional. Durante a entrevista, Éder relembrou a saída precoce do Brasil rumo à Itália, ainda aos 17 anos, e falou sobre o processo de adaptação em diferentes culturas e mercados do futebol, como a China. O ex-atacante também contou bastidores da passagem por grandes clubes europeus, incluindo a Inter de Milão, além da convivência com treinadores renomados que marcaram sua carreira. Um dos principais assuntos abordados foi a decisão de pendurar as chuteiras. Éder explicou que o encerramento da carreira aconteceu principalmente por conta das limitações físicas que já afetavam seu desempenho dentro de campo. O ex-jogador revelou que convivia com uma lesão nas costas e dores constantes, situação que exigia infiltrações frequentes para que pudesse atuar. Segundo ele, durante as partidas, a dor aparecia principalmente nos momentos de arrancada, característica marcante do seu estilo de jogo. Éder contou que, muitas vezes, precisava deixar o campo por volta dos 60 minutos, justamente no momento em que sua capacidade de atacar espaços e contribuir ofensivamente poderia fazer diferença. Além das dificuldades durante os jogos, o problema também afetava a rotina de treinamentos. O excesso de infiltrações e o uso de medicamentos impediram que ele realizasse trabalhos de força na academia da forma como estava acostumado, comprometendo a preparação física para as partidas. O ex-atleta relatou ainda a frustração de não conseguir entregar o rendimento que esperava de si mesmo. Segundo ele, chegava em casa incomodado por sentir que poderia fazer mais, mas o corpo já não respondia da mesma maneira. Éder afirmou que não queria prolongar a carreira apenas para participar dos minutos finais das partidas ou atuar somente em determinadas situações. A decisão também levou em consideração a preocupação com a saúde a longo prazo. Um companheiro de equipe, Hermes, chegou a alertá-lo sobre os riscos do excesso de medicamentos e infiltrações. Na época da decisão, o Criciúma ocupava a 12ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 24 pontos. Éder avaliava que a equipe estava bem encaminhada na luta pela permanência na Série A e que precisava de poucos pontos para alcançar o objetivo. Após conversar com o técnico Cláudio Tencati e com o presidente do clube, o jogador anunciou a decisão e realizou sua despedida dos gramados diante do Atlético Mineiro, em agosto de 2024. Agora, Éder segue ligado ao Criciúma, mas em uma nova função. O ex-atacante assumiu o cargo de diretor de futebol e utiliza a experiência acumulada em anos de carreira para ajudar no planejamento e na gestão do clube. | — | ||||||
| 6/22/26 | ![]() Secretaria de Saúde de Orleans terá sede no antigo prédio do INSS | A Prefeitura de Orleans recebeu oficialmente as chaves do antigo prédio do INSS, que será utilizado como nova sede da Secretaria Municipal de Saúde. A cessão do imóvel, consolidada na última semana, representa uma antiga demanda da administração municipal e deve ampliar a estrutura de atendimento à população. Em entrevista à Rádio Cruz de Malta FM, o secretário de Saúde de Orleans, Paulo Conti, destacou que a mudança deve trazer melhorias tanto para os profissionais quanto para os usuários do sistema público de saúde. “Isso significa melhores condições de trabalho para todos os nossos colaboradores aqui da Secretaria da Saúde e também melhores condições de atendimento, mais conforto e mais segurança. Lá vai gerar um melhor atendimento, melhores condições de atendimento e até mais conforto ao nosso usuário”, afirmou. O novo espaço está localizado ao lado da Unidade de Saúde São Donato, em uma área considerada estratégica pela Secretaria. O prédio conta com uma estrutura mais ampla, estacionamento e ficará próximo de outros serviços de saúde do município. Segundo Conti, a localização deve facilitar o deslocamento dos pacientes e a integração entre os atendimentos. “Tudo o que gera de exames e de encaminhamentos fica próximo de três unidades de saúde: essa nova, com previsão de entrega para o final do ano ou início do ano, a São Donato e a São Lucas, onde fica o centro de especialidades. Isso vai facilitar muito o deslocamento”, explicou. O secretário informou que o imóvel não precisará passar por grandes obras. As intervenções serão voltadas principalmente para adequações internas, como divisórias, parte elétrica, informática e climatização. “As reformas são muito discretas. Não vai ter praticamente quebra-quebra nenhum. Apenas adequar as divisórias porque, no tempo do INSS, era de um jeito, e nós temos vários setores”, detalhou Paulo Conti. A previsão é que a Secretaria de Saúde passe a funcionar no novo endereço dentro de aproximadamente 90 dias. O prazo depende da conclusão das adequações e da instalação dos equipamentos necessários. “Eu penso que em 90 dias nós já estaremos lá. Já temos as licitações das divisórias encaminhadas, mas o que pode demorar um pouco é a parte de informática, climatização, a parte elétrica e alguns móveis também”, afirmou. | — | ||||||
| 6/22/26 | ![]() Prefeitura de Urussanga adia Festa do Vinho para 2027 após alerta sobre efeitos do Super El Niño | A Prefeitura de Urussanga e a Comissão Central Organizadora anunciaram o adiamento da Festa do Vinho, que estava prevista para acontecer em agosto deste ano. A decisão foi tomada após a confirmação da formação do Super El Niño e a avaliação dos possíveis impactos climáticos e econômicos para o município. Em entrevista à Cruz de Malta FM, a prefeita Estela Talamini explicou que o anúncio foi resultado de um processo de análise envolvendo diferentes setores da comunidade e entidades ligadas ao evento. Segundo a prefeita, a preocupação não envolve apenas a possibilidade de chuvas durante a festa, mas também os reflexos econômicos que um cenário climático adverso poderia provocar. “Esse cancelamento não é uma coisa só da prefeita, mas ele é um cancelamento ouvindo as pessoas para poder tomar essa decisão”, afirmou Estela. A gestora destacou que a festa já estava praticamente organizada, mas que a possibilidade de prejuízos futuros pesou na decisão. “A festa estava pronta. Então isso nos entristece bastante, mas que ela não aconteça agora. Ela vai ser transferida para o ano que vem”, declarou. A prefeita explicou que o município precisou avaliar se os recursos previstos para o evento deveriam continuar sendo aplicados ou se seria mais prudente manter uma reserva para possíveis necessidades. “É melhor dar um passo para trás para poder dar dois lá na frente e manter uma festa que é tradicional, que tem toda uma história, firme e forte como ela sempre foi”, destacou. Recursos serão preservados para prevenção De acordo com Estela Talamini, a Festa do Vinho possui um modelo em que, em condições normais, o evento consegue se manter financeiramente por meio de ingressos, passaportes, investidores e participação de empresas. Mesmo assim, existe uma reserva técnica mantida pela administração municipal para situações de emergência. “Nós temos uma festa que acontece num parque aberto. Com El Niño ou sem El Niño, a gente corre o risco de ter chuva”, explicou. A prefeita relembrou que edições anteriores já enfrentaram problemas relacionados ao mau tempo e que, diante das previsões atuais, a administração optou por uma postura preventiva. “Dizem que o El Niño tem quatro categorias e que esse vai além da quarta categoria. Então, o Governo do Estado faz um decreto, nos chama a atenção para a gente se preparar”, afirmou. Sobre os valores já pagos pelos participantes, Estela informou que os contratos foram analisados e que a devolução dos passaportes será organizada nesta semana. “Está lá numa conta separada, então ninguém vai ter prejuízo por conta disso”, garantiu. A prefeita confirmou que a Festa do Vinho não foi cancelada de forma definitiva, mas apenas transferida. A administração ainda vai definir a melhor data para a realização do evento em conjunto com as entidades envolvidas. Uma das possibilidades é conciliar a programação com o Gemellaggio, tradicional evento previsto para maio, ou manter a Festa do Vinho no período tradicional, em agosto. “São decisões que a gente vai amadurecer junto com as entidades que participam desse evento”, finalizou Estela Talamini. | — | ||||||
| 6/22/26 | ![]() Aliança entre PSD, MDB, PP e União Brasil é reforçada durante agenda em Orleans | O pré-candidato ao Governo de Santa Catarina, João Rodrigues, cumpriu agenda no Sul do Estado na última sexta-feira (19), com passagem por Orleans. A visita integrou um roteiro de pré-campanha que reúne lideranças do PSD, MDB, Progressistas e União Brasil em diferentes regiões catarinenses. Acompanhado do deputado federal Carlos Chiodini, apontado como pré-candidato a vice-governador na chapa, João Rodrigues participou de encontros com lideranças políticas, empresários e representantes da imprensa, apresentando propostas para áreas como infraestrutura, educação, turismo e desenvolvimento econômico. Durante a passagem pela região, Rodrigues criticou a falta de investimentos em grandes obras de infraestrutura em Santa Catarina. Como exemplo, citou a situação da SC-370, rodovia que liga Tubarão a Orleans. Segundo ele, a estrada apresenta condições precárias e já deveria ter passado por um processo de duplicação. O pré-candidato também destacou que o Estado possui capacidade financeira para realizar investimentos de maior porte. Outro tema abordado foi o potencial econômico da região de Laguna. Rodrigues afirmou ter constatado o abandono do porto pesqueiro do município e defendeu sua reativação como forma de impulsionar a indústria pesqueira catarinense, especialmente diante das dificuldades enfrentadas pelo setor em Itajaí. Na área da educação, o pré-candidato defendeu a ampliação dos investimentos no ensino médio e na formação profissionalizante. Para ele, a qualificação técnica é uma ferramenta importante para ampliar oportunidades de emprego e renda, principalmente para jovens que buscam inserção mais rápida no mercado de trabalho. Rodrigues também destacou a necessidade de fortalecer o turismo por meio de parcerias público-privadas (PPPs). Entre as propostas apresentadas está a elaboração de um plano estratégico para a região serrana, com foco na atração de investidores e no desenvolvimento de novos empreendimentos turísticos. Sobre a situação do trecho do Morro dos Cavalos, na BR-101, o pré-candidato sugeriu que o Governo do Estado elabore um projeto alternativo ao modelo atualmente debatido para a região. A proposta seria apresentar uma solução considerada mais rápida e menos onerosa ao governo federal e à concessionária responsável pela rodovia. Durante o encontro, o deputado estadual Antídio Lunelli também se manifestou. Ele afirmou que pretende representar Santa Catarina com foco na austeridade administrativa e na defesa do setor produtivo, especialmente da classe empresarial e do agronegócio. Lunelli também ressaltou a importância de uma candidatura construída no próprio Estado. Já o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Júlio Garcia, destacou que o grupo político está percorrendo diversas regiões antes das convenções partidárias previstas para julho. Segundo ele, a aliança formada por PSD, MDB, União Brasil e Progressistas busca apresentar uma alternativa de governo para os catarinenses nas eleições de 2026. A agenda em Orleans faz parte de uma série de encontros que vêm sendo realizados pelo grupo político em diferentes municípios do Estado, visando ampliar o diálogo com lideranças regionais e consolidar o projeto eleitoral para o próximo pleito estadual. | — | ||||||
| 6/22/26 | ![]() Semifinal do Municipal de Lauro Müller é adiada após uso de sinalizadores no ginásio | A semifinal do Campeonato Municipal de Futsal de Lauro Müller, que seria disputada na noite de sábado (20), entre as equipes do Amaral e do Cairú no Centro de Eventos Nelson Righetto, precisou ser cancelada após torcedores acenderem sinalizadores e artefatos semelhantes a fogos de artifício dentro do ginásio. A fumaça gerada pelos dispositivos tomou conta do ambiente e impossibilitou o início da partida. A decisão pelo cancelamento foi tomada em conjunto pela organização do campeonato, arbitragem e Polícia Militar, priorizando a segurança dos atletas, torcedores e demais presentes. Em entrevista à Rádio Cruz de Malta, o diretor da Comissão Municipal de Esportes (CME), Douglas Rafael Bernardino, explicou que a medida foi adotada após orientação das forças de segurança. Segundo Bernardino, o confronto será remarcado para os próximos dias, após reunião entre a CME e as equipes envolvidas para definir uma nova data. O diretor também revelou que pelo menos dois envolvidos já foram identificados e que medidas disciplinares deverão ser adotadas. "Vamos ter que tomar alguma punição. Era um espetáculo bonito, com muita gente no ginásio, crianças, famílias e idosos. Eles sabem que não pode. Nem em estádio de futebol estão autorizando mais esses sinalizadores", destacou. Douglas lamentou o episódio e ressaltou o esforço da organização para promover o esporte no município. "A gente se dedica, busca os times para o campeonato e trabalha dia e noite para proporcionar um bom espetáculo para a população. Quando acontece uma cena dessas, o cara fica triste, mas vai servir de lição e vamos trabalhar para terminar esse campeonato em grande estilo", declarou. O árbitro da partida, Elton, também comentou a decisão de cancelar o jogo. De acordo com ele, a intensa fumaça dentro do ginásio colocava em risco a saúde e a integridade física dos presentes. "Vimos que não tinha condição de ter jogo, pois a fumaça era muito intensa dentro do ginásio. Para preservar a integridade dos atletas e dos torcedores, prevaleceu o bom senso e uma nova partida será remarcada", explicou. Ele acrescentou que houve uma tentativa de aguardar a dissipação da fumaça antes da definição final. "Esperamos até o último momento porque foi uma decisão que precisou ser tomada em conjunto. Conversamos com a Polícia Militar e a direção da CME, e chegamos ao entendimento de que não havia condições de realizar a partida por causa do forte cheiro e da intensa fumaça", relatou. Apesar do incidente, a organização garante que o Campeonato Municipal seguirá normalmente e que novas medidas poderão ser adotadas para evitar situações semelhantes nas próximas rodadas decisivas da competição. | — | ||||||
Want analysis for the episodes below?Free for Pro Submit a request, we'll have your selected episodes analyzed within an hour. Free, at no cost to you, for Pro users. | |||||||||
| 6/22/26 | ![]() Previsão do tempo, com Piter Scheuer | 22 de junho | Escute as informações do tempo com Piter Scheuer | — | ||||||
| 6/19/26 | ![]() Epagri gera retorno de R$ 10,33 para cada real investido e alcança impacto de R$ 13,3 bilhões em 2025 | Cada real investido pelo Governo de Santa Catarina na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) em 2025 gerou R$ 10,33 de retorno para a sociedade. O dado faz parte do Balanço Social 2025 da instituição, que aponta um retorno global de R$ 13,32 bilhões ao Brasil a partir dos impactos gerados por 132 tecnologias desenvolvidas e difundidas pela empresa. Os números evidenciam a relevância do trabalho realizado pela Epagri em áreas estratégicas para o desenvolvimento do meio rural e pesqueiro catarinense. Ao longo do ano, a empresa lançou 20 novas tecnologias e executou 415 projetos de pesquisa voltados ao fortalecimento da produção agropecuária, à sustentabilidade e à inovação no campo. Na área de extensão rural, a atuação também foi expressiva. Foram realizadas cerca de 293 mil ações junto aos produtores, com atendimento direto a 135 mil agricultores e pescadores, além de 4,7 mil entidades ligadas ao setor. O ensino agrotécnico, outro pilar da instituição, beneficiou aproximadamente 1,2 mil estudantes em 2025. Desse total, 814 são filhos de agricultores, reforçando o papel da Epagri na formação de profissionais e na sucessão familiar no campo. Além da pesquisa, da assistência técnica e da educação, a empresa desempenha importante função na elaboração de projetos de crédito rural. Em 2025, foram viabilizados R$ 610 milhões em financiamentos destinados ao campo e ao mar, beneficiando 10,9 mil pessoas em 289 municípios catarinenses. Em entrevista ao programa Cruz de Malta Notícias, o presidente da Epagri, Dirceu Leite, destacou que os resultados refletem o compromisso da instituição com o desenvolvimento sustentável da agricultura e da pesca catarinense, além da eficiência na aplicação dos recursos públicos. O Balanço Social 2025 reforça a importância da Epagri como uma das principais ferramentas de apoio ao agronegócio, à agricultura familiar e ao setor pesqueiro de Santa Catarina, promovendo inovação, geração de renda e melhoria da qualidade de vida das famílias rurais em todas as regiões do estado. | — | ||||||
| 6/19/26 | ![]() Feagro 2026 aposta em inovação, expansão e expectativa de superar 80 mil visitantes | A Feira e Exposição Agropecuária do Vale de Braço do Norte (Feagro) já tem data marcada para sua edição de 2026. Considerada um dos principais eventos do agronegócio do Sul de Santa Catarina, a feira será realizada entre os dias 9 e 12 de julho, no Parque de Exposições Huberto Oenning, localizado às margens da rodovia entre Braço do Norte e Rio Fortuna. Em entrevista ao programa Cruz de Malta Notícias, o integrante da comissão organizadora, Adir Engel, destacou que a feira chega com novidades e melhorias na estrutura, mantendo o foco principal nos negócios, na tecnologia e no fortalecimento do setor agropecuário. “Nosso evento realmente é voltado para o agro. São mais de 150 expositores. Não é um evento show. O objetivo principal é o homem do campo, os negócios, as tecnologias e tudo mais”, afirmou. Entre as novidades deste ano está a reformulação do layout da feira, visando melhorar a circulação dos visitantes e a exposição dos estandes. A praça de alimentação também foi ampliada em cerca de 100 metros quadrados. Outra atração inédita será a presença de um robô humanoide desenvolvido pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), que irá interagir com o público durante o evento. Além disso, retorna à programação a tradicional corrida dos suínos, marcada para o domingo (12), às 15h, com expectativa de reunir até 16 animais na disputa. A programação contará ainda com exposições de gado leiteiro, bovinos, coelhos, cães, além de uma ampla mostra de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas. Segundo Engel, a geração de negócios continua sendo um dos pilares da Feagro. Muitas empresas aproveitam o evento para lançar promoções e apresentar novidades ao mercado. “A Feagro optou pela feira porque o objetivo de quem monta um estande é vender. As empresas já preparam promoções para serem lançadas durante o evento”, destacou. Na edição passada, foram movimentados mais de R$ 200 milhões em negócios. Apesar dos desafios enfrentados atualmente pela suinocultura independente, o organizador acredita em um cenário positivo para os demais segmentos do agronegócio. Concurso estadual de cachaça Entre os destaques da programação está a realização do primeiro Concurso da Cachaça de Santa Catarina, promovido em parceria com a Epagri. A iniciativa reuniu 25 empresas participantes e recebeu 68 amostras. Atualmente, os produtos passam por análises químicas e, no final de junho, serão avaliados por um grupo de especialistas durante a etapa de degustação. Os resultados serão divulgados durante a Feagro, com a entrega dos selos Super Ouro, Ouro e Prata para as melhores cachaças do estado. A organização projeta superar a marca de 80 mil visitantes registrada em 2025. Para isso, aposta em uma programação diversificada, melhorias na infraestrutura e reforço na divulgação do evento. Além do acesso principal já asfaltado, os corredores internos do parque estão recebendo melhorias com aplicação de brita, proporcionando mais conforto e segurança para o público. “Estamos trabalhando na divulgação e em novidades para superar esse número novamente”, concluiu Engel. A Feagro 2026 acontece de 9 a 12 de julho e promete reunir produtores rurais, empresas, entidades e visitantes de toda a região Sul catarinense em mais uma edição voltada ao fortalecimento do agronegócio. | — | ||||||
| 6/19/26 | ![]() Previsão do tempo, com Piter Scheuer | 19 de junho | Escute as informações do tempo com Piter Scheuer | — | ||||||
| 6/18/26 | ![]() Governador Jorginho Mello assina ordens de serviço e autoriza investimentos em Treviso | O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, esteve em Treviso nesta quinta-feira (18) para oficializar o repasse de aproximadamente R$ 8 milhões destinados a melhorias estruturais no município. Os recursos serão aplicados em obras de infraestrutura que visam impulsionar o desenvolvimento local e fortalecer a qualidade de vida da população. Durante o ato, o governador destacou a política municipalista adotada pelo Governo do Estado, reforçando a importância de apoiar diretamente as prefeituras para garantir investimentos em áreas essenciais. Segundo ele, a parceria com os municípios permite acelerar a execução de projetos voltados à saúde, educação e infraestrutura. O prefeito de Treviso, Luciano Miotelli, classificou o aporte como o maior investimento já recebido pelo município. Conforme o chefe do Executivo municipal, os recursos serão destinados principalmente à pavimentação de estradas rurais, construção de pontes e ações de desassoreamento de rios, obras consideradas estratégicas para o desenvolvimento econômico e a prevenção de problemas causados por eventos climáticos. Além dos anúncios para Treviso, Jorginho Mello ressaltou os avanços do programa de recuperação da malha viária catarinense. De acordo com o governador, cerca de 95% das rodovias estaduais já passaram por melhorias, resultado dos investimentos realizados pelo Estado nos últimos anos. O governador também reafirmou o compromisso de concluir diversas obras antes do período de restrições eleitorais, garantindo que os projetos em andamento sejam entregues à população dentro dos prazos previstos. As ações anunciadas em Treviso integram um conjunto de investimentos voltados ao fortalecimento da infraestrutura regional, com foco na geração de oportunidades, melhoria da mobilidade e valorização do potencial turístico do interior catarinense. O repórter Juliano Altino acompanhou a passagem do governador pelo município e traz mais detalhes sobre os anúncios e investimentos realizados durante a visita. | — | ||||||
| 6/18/26 | ![]() Missão à Itália fortalece cooperação internacional para a Transição Justa no Sul catarinense | A Missão Técnica de Santa Catarina à Itália, realizada entre os dias 8 e 12 de junho, marcou um novo avanço na busca por soluções e parcerias internacionais voltadas à construção da Transição Justa no Polo Carbonífero do Sul do Estado. A iniciativa abriu caminhos para futuras cooperações em áreas como inovação, sustentabilidade, economia verde e reconversão produtiva. Promovida pela Associação Brasileira do Carbono Sustentável (ABCS) e pelo Sindicato da Indústria de Extração de Carvão de Santa Catarina (Siecesc/Carvão+), com concepção e organização da FGV Europe, a missão reuniu representantes do poder público, setor empresarial, indústria e educação em uma intensa programação de visitas técnicas e encontros institucionais. A delegação catarinense esteve em Bergamo e na Província Autônoma de Trento, na Itália, regiões que se destacam por experiências bem-sucedidas em economia circular, tecnologias limpas, digitalização, mineração sustentável e políticas voltadas à transição energética. Participaram da agenda representantes da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), ABCS, Siecesc/Carvão+, Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) e SENAI. A presença de diferentes setores reforçou a proposta de integração entre municípios, indústria, instituições de ensino e centros internacionais de inovação. Entre os integrantes da missão esteve o prefeito de Criciúma e presidente da AMREC, Vagner Espíndola. Em entrevista ao programa Cruz de Malta Notícias desta quinta-feira, ele destacou a importância da iniciativa para aproximar a região carbonífera de experiências internacionais que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável e a diversificação econômica dos municípios. Segundo Espíndola, a missão representa mais um passo na transformação do debate sobre a Transição Justa em ações concretas, capazes de gerar oportunidades, atrair investimentos e preparar a região para os desafios e perspectivas das próximas décadas. A expectativa é que os conhecimentos adquiridos durante a agenda internacional resultem em novos projetos, parcerias estratégicas e iniciativas voltadas à inovação, fortalecendo o processo de desenvolvimento econômico sustentável no Sul de Santa Catarina. | — | ||||||
| 6/18/26 | ![]() Previsão do tempo, com Piter Scheuer | 18 de junho | Escute as informações do tempo com Piter Scheuer | — | ||||||
| 6/17/26 | ![]() 12º Galetaço do Rotary de Lauro Müller arrecada recursos para manter Banco Ortopédico | O Rotary Club de Lauro Müller promove no próximo domingo, dia 21 de junho a 12ª edição do tradicional Galetaço, evento beneficente que já se tornou uma das principais ações solidárias do município. O almoço será realizado no Salão da Igreja Matriz e tem como objetivo arrecadar recursos para a manutenção do Banco Ortopédico, serviço que atende gratuitamente a comunidade. Em entrevista à Rádio Cruz de Malta, os integrantes do Rotary Club, Sandro Hobold e Maicon Paz, destacaram a importância da iniciativa e o impacto social gerado pelos recursos arrecadados. Foram disponibilizados 400 ingressos para o evento, mantendo o valor de R$ 50 pelo terceiro ano consecutivo. Segundo os organizadores, isso só foi possível graças ao apoio de patrocinadores e doações recebidas pelo clube. Os ingressos podem ser adquiridos com os membros do Rotary e em diversos estabelecimentos parceiros do município. A arrecadação do Galetaço é destinada integralmente ao Banco Ortopédico do Rotary, que realiza empréstimos gratuitos de equipamentos para pessoas que necessitam de apoio temporário em tratamentos e recuperação. Somente no primeiro semestre de 2026, o serviço atendeu 280 pessoas e realizou o empréstimo de 498 equipamentos. Entre os itens disponibilizados estão cadeiras de rodas, cadeiras de banho, andadores e muletas. "O Banco Ortopédico atende 100% da demanda que chega até nós", destacou Sandro Hobold durante a entrevista. Os representantes também reforçaram o pedido para que os usuários devolvam os equipamentos assim que deixarem de utilizá-los, permitindo que outras pessoas sejam beneficiadas. Rotary realizou doação para a AMA Durante a entrevista, os integrantes do clube também lembraram de uma ação recente realizada em benefício da Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) de Lauro Müller. A entidade precisava de equipamentos específicos para atender exigências relacionadas ao processo de credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). Em resposta ao pedido, o Rotary realizou a doação definitiva de quatro equipamentos novos: uma cadeira de rodas para adulto, uma cadeira infantil, um andador para adulto e um andador infantil. Diferentemente dos itens do Banco Ortopédico, que funcionam em sistema de empréstimo, os equipamentos destinados à AMA passaram a integrar permanentemente o patrimônio da instituição. Ao final da entrevista, Sandro e Maicon ressaltaram que o Banco Ortopédico está à disposição de toda a comunidade, independentemente da condição financeira dos usuários, reforçando o compromisso do Rotary Club com o bem-estar e a solidariedade em Lauro Müller. | — | ||||||
| 6/17/26 | ![]() SATC promove fórum para discutir soluções ambientais em áreas impactadas pela mineração de carvão | A SATC realizará nos dias 23 e 24 de junho o Fórum Técnico de Soluções para Passivos Ambientais da Mineração de Carvão, evento que reunirá especialistas, pesquisadores, profissionais do setor mineral e ambiental, além de estudantes e demais interessados no tema. A programação acontecerá no Centro Tecnológico (CT) SATC e terá como foco o debate sobre tecnologias, soluções e oportunidades para a recuperação de áreas impactadas pela atividade mineradora. O fórum contará com uma programação que alia conhecimento teórico e experiências práticas. No primeiro dia, os participantes acompanharão palestras ministradas por profissionais com atuação no setor mineral e ambiental, abordando temas como o aproveitamento de rejeitos da mineração, o desenvolvimento de novas tecnologias e métodos de engenharia ambiental aplicados à recuperação de áreas degradadas. Além das apresentações, estão previstas visitas monitoradas a campo em locais que possuem passivos ambientais relacionados à mineração, proporcionando aos participantes uma visão mais ampla dos desafios enfrentados na recuperação dessas áreas. Já no segundo dia, a programação será dedicada a uma visita técnica em regiões ligadas à mineração de carvão. O roteiro inclui áreas impactadas pela atividade, locais que passam por processos de recuperação ambiental e regiões onde as ações de recuperação já foram consolidadas. A proposta é permitir uma análise prática dos resultados alcançados ao longo dos anos e dos desafios que ainda persistem. De acordo com a organização, o evento busca promover a troca de conhecimento entre academia, empresas, profissionais e órgãos envolvidos com a gestão ambiental, contribuindo para o avanço de soluções sustentáveis para os passivos da mineração. As inscrições para o fórum já estão abertas e o evento é voltado ao público interessado na temática ambiental e mineral. O pró-reitor de Tecnologia e Inovação do Centro Tecnológico SATC, Luciano Bilessimo, participou do programa Cruz de Malta Notícias desta quarta-feira (17), quando destacou a importância da iniciativa para o compartilhamento de experiências e o debate sobre novas alternativas para a recuperação ambiental em áreas afetadas pela mineração de carvão. | — | ||||||
| 6/17/26 | ![]() Previsão do tempo, com Piter Scheuer | 17 de junho | Escute as informações do tempo com Piter Scheuer | — | ||||||
| 6/16/26 | ![]() Obras na Serra do Corvo Branco avançam e reabertura parcial do tráfego pode ocorrer em julho | A expectativa é de que o trecho possa ter uma reabertura parcial ao tráfego já no mês de julho, operando em sistema de meia pista e com horários controlados. A medida permitirá o retorno gradual da circulação de veículos em uma importante ligação entre a Serra Catarinense e o Litoral do Estado. Além da relevância para o transporte de cargas e para a logística regional, a SC-370 também é reconhecida pelo forte potencial turístico. A Serra do Corvo Branco é um dos principais cartões-postais de Santa Catarina, atraindo visitantes de diversas regiões do país. Enquanto o trecho superior da serra já recebeu pavimentação asfáltica, os trabalhos atuais estão concentrados na chamada curva “W”, localizada logo após o famoso corte na rocha, conhecido como “fenda”. No local, as equipes atuam na pavimentação em concreto e no alargamento da plataforma da rodovia. As obras também incluem serviços de contenção para garantir maior segurança aos usuários. Entre as intervenções estão a aplicação de concreto projetado nas encostas e a instalação de telas metálicas para estabilização dos taludes e prevenção de deslizamentos. O andamento dos trabalhos foi detalhado pelo coordenador regional de infraestrutura no Planalto Catarinense, Ricardo Costa, durante entrevista concedida ao programa Cruz de Malta Notícias nesta terça-feira (16). Segundo ele, o cronograma segue evoluindo e já permite projetar a retomada parcial do tráfego nas próximas semanas, representando mais um passo importante para a conclusão de uma obra aguardada há mais de 50 anos pela população catarinense. | — | ||||||
| 6/16/26 | ![]() Previsão do tempo, com Piter Scheuer | 16 de junho | Escute as informações do tempo com Piter Scheuer | — | ||||||
| 6/15/26 | ![]() Republicanos projeta fortalecimento em Lauro Müller e prepara participação nas eleições municipais | O Partido Republicanos, criado há poucos meses em Lauro Müller, já trabalha para ampliar sua atuação política e se consolidar nas próximas eleições. Em entrevista à Rádio Cruz de Malta, o presidente municipal da legenda, Jair Madeira, afirmou que a sigla nasceu com o objetivo de fortalecer a representatividade do município e buscar investimentos por meio de emendas parlamentares. Segundo ele, a criação do partido ocorreu após convite de lideranças estaduais. “A gente viu um partido em um crescente muito grande e fomos convidados para fundar o Republicanos aqui em Lauro Müller, até para conseguir verbas e ajudar o nosso município”, destacou. Jair também ressaltou que o diretório local terá autonomia para definir seus posicionamentos políticos. “A gente é livre para tomar as nossas decisões”, afirmou. De acordo com o presidente, a executiva foi formada com pessoas que representam uma renovação na política local. “Procuramos buscar pessoas com ideias novas e com sangue novo”, disse. O dirigente confirmou ainda que o Republicanos pretende disputar espaço nas próximas eleições municipais. “Estamos plantando uma semente agora para colher frutos daqui a um tempo. O Republicanos vai chegar bem forte nas eleições municipais”, afirmou. Durante a entrevista, Jair Madeira também destacou a conquista de recursos para Lauro Müller, citando uma emenda de R$ 500 mil destinada pela deputada federal Geovania de Sá para a cobertura da quadra da Escola Emília Mamede Soares e outra de R$ 300 mil para a saúde, viabilizada pelo deputado federal Jorge Goetten. Ao encerrar a entrevista, ele resumiu a proposta da legenda: “O Republicanos vem para fazer o bem e ir ao encontro do que a comunidade precisa. Vamos fazer uma política séria, falando a verdade e buscando o melhor para as pessoas”. | — | ||||||
| 6/15/26 | ![]() Programa Junior Rangers é lançado para formar jovens guardiões da natureza | Foi lançado na última semana o Projeto de Educação Ambiental – Programa Junior Rangers, uma iniciativa que busca formar crianças e adolescentes como agentes de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável na região da Serra Catarinense. O programa é coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento Local (IDEL) e pela FACISC, em parceria com a organização alemã BBW, contando ainda com o apoio do Ministério da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha. A iniciativa também é desenvolvida em articulação com os municípios participantes, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde de Santa Catarina (SEMAE-SC) e demais instituições ligadas à gestão e conservação das unidades de conservação da região. O principal objetivo do Programa Junior Rangers é fortalecer a conservação ambiental e incentivar o desenvolvimento sustentável nas áreas do entorno do Parque Nacional de São Joaquim, do Parque Estadual da Serra Furada e do EcoMuseu Serra do Rio do Rastro, aproximando os estudantes da realidade e da importância desses ecossistemas. Nesta primeira etapa, o projeto atenderá 172 estudantes de cinco escolas, localizadas nos municípios de Urubici, Orleans, Lauro Müller e Grão-Pará. Ao longo dos próximos meses, os participantes irão vivenciar uma série de oficinas, atividades educativas, visitas técnicas e experiências práticas voltadas ao conhecimento da fauna, da flora, dos recursos hídricos e dos demais elementos que compõem os ecossistemas da Serra Geral Catarinense. A proposta é estimular o protagonismo juvenil e formar futuros guardiões da natureza, conscientes da importância da preservação ambiental. Durante entrevista ao programa Cruz de Malta Notícias, nesta segunda-feira, o consultor do IDEL e integrante da equipe de implementação do Junior Rangers em Santa Catarina, Mauricio Pinho, destacou os objetivos e a importância do projeto para a formação das novas gerações, reforçando o papel da educação ambiental como ferramenta para a construção de um futuro mais sustentável. Ouça a entrevista completa: | — | ||||||
| 6/15/26 | ![]() Governo de SC abre inscrições para o programa Mais Verde com pagamento de até R$ 7,5 mil a produtores rurais | A Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) abriu nesta segunda-feira (15) o período de inscrições para o programa Mais Verde, iniciativa do Governo de Santa Catarina que remunera proprietários rurais pela conservação da vegetação nativa em suas propriedades por meio do mecanismo de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). As inscrições devem ser realizadas até o dia 13 de setembro, por meio do sistema CAR Digital, no módulo do programa Mais Verde. O edital completo, com todas as regras, critérios e detalhes da iniciativa, está disponível no site oficial do programa. O Mais Verde estabelece um pagamento único aos participantes, contemplando áreas com limite mínimo de 1 hectare e máximo de 10 hectares por propriedade. O benefício pode chegar a R$ 5,4 mil por proprietário, com possibilidade de bonificação que eleva o valor para até R$ 7,5 mil, conforme critérios específicos previstos no edital. A expectativa do Governo do Estado é atender cerca de 20 mil proprietários rurais em todo o território catarinense, promovendo a conservação de aproximadamente 100 mil hectares de florestas nativas. De forma indireta, o programa deve beneficiar cerca de 80 mil pessoas. Para viabilizar a iniciativa, está previsto um investimento total de R$ 70 milhões, reforçando a política estadual de incentivo à preservação ambiental e à valorização dos produtores que mantêm áreas de vegetação nativa em suas propriedades. O secretário do Meio Ambiente e da Economia Verde, Guilherme Dallacosta, participou do programa Cruz de Malta Notícias nesta segunda-feira (15), onde apresentou os objetivos e o funcionamento do programa, destacando a importância da iniciativa para conciliar preservação ambiental e desenvolvimento sustentável no meio rural. Ouça a entrevista: | — | ||||||
Showing 25 of 500
Sponsor Intelligence
Sign in to see which brands sponsor this podcast, their ad offers, and promo codes.




















